segunda-feira, 11 de julho de 2011

Biografia


Júnior Natureza é um músico, cantor, compositor, actor, artesão e poeta, nascido na cidade de João Pessoa - Paraíba. Um artista brasileiro que desde os anos 80 vem actuando em diversas áreas e seguimentos da arte, sempre fazendo um traçado paralelo com a música.



Obra:

No começo de sua carreira, ainda em sua cidade natal, fez show em teatros, escolas e projectos musicais, participando de diversos festivais de música. Que o levou a realizar uma turne nacional, viajando por vários estados do Brasil, divulgando seu trabalho musical.

Para alem da musica Júnior Natureza desenvolve um amplo trabalho com outras artes, como o Teatro de Bonecos, teatro cénico, roteiros para peças de teatro e poesias.

Através da música e do Teatro de Bonecos, Júnior Natureza realizou diversas oficinas em parcerias com projectos sócias, trabalhando com bairros carentes e tribos indiginas, chegando a conviver durante um mês na reserva com os Tupis Guaranis no Espírito Santo.

Em parcerias com diversas instituições e ONGS, realizou trabalhos com meninos carentes, através de oficinas de criação de mascaras, bonecos e instrumentos de percussão criativa. No Distrito de Ólho D’Água surgiu o projecto Tribo da Lata juntamente com a prefeitura da Cidade de Capim, aonde trabalhou com Crianças e adolescentes, desenvolvendo a música, teatro cénico, teatro de bonecos, cinema amador, dança e outras actividades lúdicas e ecologias, projecto que perdurou por quatro anos. Em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolveu varias oficinas de construção de bonecos nas escolas e centro de culturas pelo estado da Paraíba.

Durante cinco anos viajou pelo Brasil nos estados PB, RN, CE, MA, PA, PE, BA, RJ, SP, BR, ES. No Espírito Santo fez o seu primeiro CD intitulado “ILUMINANDO”em parceria com a cantora Gel Venttannia.

De volta a João Pessoa regrava algumas músicas e grava outras inéditas, trabalhando com diverços músicos da Paraíba, tais como Jorge Negão, Pedro Osmar, Paulo Ró, Ricardinho Lano,  enriquecendo ainda mais sua obra. No ano de 2003 participou da feira da música em Fortaleza Ceará, no Centro de convenções do Ceará, fazendo show no palco livre juntamente com a cantora Gel Ventannia.


Trabalhos Actuais:

Actualmente Júnior Natureza vem divulgando o seu novo CD intitulado Habitante do Sol em diversos países da Europa, tocando em hotéis, restaurantes, snackbar, discotecas, associações e universidades, realizando show com suas músicas autorais e também com seu amplo repertório de músicas brasileiras (Forro, Baião, etc), trazendo ao velho continente um pouco da sua cultura nordestina, Brasileira.

Júnior Natureza faz parte da Associação Internacional de Terapias Expressivas, na qual vem desenvolvendo um trabalho de performances teatrais, músicas e exposições de seus bonecos mamulengos de vara. Uma parceria do instituto Superior de Línguas e Administração, Isla- Lisboa.

No ano de 2011, Portugal e France são os países que o artista vem desenvolvendo novos projectos e concertos.

2 comentários:

Centro Interescolar-Línguas e Informática-CAPIMPB disse...

Júnior Natureza com certeza é um artista de mão cheia. Merece todo esse sucesso que está fazendo no exterior. Agradeço o seu excelente trabalho realizado junto a comunidade de Capim e Olho dagua em parceria com a prefeitura na gestão do prefeito Sérgio Lima. Deus abençoe a sua caminhada.
Fátima Lima

Júnior Natureza disse...

Hoje relembrando o bom trabalho que tive ao lado de Fátima Lima, uma pessoa que me fortaleceu sempre com o trabalho desenvolvido com as crianças, na gestão de Sérgio Lima como prefeito na cidade de Capim. Tenho muito a lhe agradecer por tudo, desejo muita felicidade sempre